Conheça Josevaldo, baiano de seis dedos que torcerá pelo hexa brasileiro

Chegou a hora de colocarmos nossas camisas verde e amarelas para torcer pelo tão estimado hexa da seleção, porém ninguém mais nesse país tem tanta vontade de ver a equipe brasileira conquistar o sexto título que Josevaldo, baiano com 6 dedos, que poderá contar nos dedos uma de suas mãos os mundiais do Brasil, caso se consagre campeão.

Você poderá gostar também de:

O morador do município de Conceição de Coité, localizado a aproximadamente 200 km da capital Salvador, Josevaldo de Almeida Thomé, tem motivos de sobra para ser o torcedor brasileiro mais apaixonado dessa copa do mundo. Aos 45 anos de idade, Josevaldo, ou “Hexa“, como foi carinhosamente batizado na região, sonha com esse título há anos.

Foto de Josevaldo de Almeida Thomé exibindo com orgulho seus seis dedos em cada mão, usando a camisa da seleção canarinho.
Josevaldo exibe com orgulho sua mãos espalmadas com seus 12 dedos (Foto: Raimundo M. / Calila Notícias)

“Todos que me conhecem e sabem que tenho seis dedos em cada mão me chamam de hexa. Sempre que tem uma copa eu fico ansioso. A expectativa é de poder fazer o hexa usando uma mão só com o título conquistado”, disse o baiano em entrevista ao portal de notícias G1.

O baiano de 6 dedos trabalha com manutenção de equipamentos hospitalares e odontológicos, sua anomalia parece não o impedir de exercer suas funções laborais e cotidianas.

“São seis dedos em cada mão, perfeitos. Movimento bem eles, mas alguns são interligados”, conta Josevaldo.

Ele disse que sua mãe tomou conhecimento de sua condição durante um banho, ainda quando era criança. Ao perceber algo diferente nas mãos de seu filho, a mãe o levou ao médico que fez exames de raixo-x e, na época, até mesmo o profissional estranhou.

Uma situação inusitada envolvendo o baiano de seis dedos

Josevaldo relata, em entrevista, um caso pra lá de inusitado que teria acontecido com ele em um procedimento que, para a grande maioria das pessoas pode parecer simples e fácil, mas que para o baiano e seus seis dedos foi um verdadeiro “evento”: cadastrar as digitais da identidade.

“Quando fui tirar a identidade, foi difícil, porque o rapaz começou a colocar os dedos para marcar as digitais, e, quando chegou ao sexto, ele tomou um susto. Aí chamou um coordenador e colocou o nome de ‘aparecido’ no sexto dedo, porque precisava fazer o registro de todos”

Além dos dedos polegar, indicador, dedo médio, anelar e mínimo, Josevaldo conta com o sexto dedo: o “aparecido”.

Polidactilia: mais comum do que se imagina

A malformação congênita que acomete Josevaldo pode ser mais comum do que se imagina. Estima-se que, no mundo, uma a cada quinhentas crianças apresenta a condição ao nascer, segundo matéria publicada na revista eletrônica Galileu.

A polidactilia, também conhecida como dedo extranumerário, é a uma anomalia genética onde o indivíduo pode apresentar 6 ou mais dedos nas mãos ou nos pés. Geralmente descoberta ainda na fase da gravidez, através de ultrassom morfológico, quando isso não acontece verifica-se logo após nascimento do bebê.

Uma vantagem genética?

Segundo matéria da Super Interessante, pesquisadores da Universidade de Friburgo, na Alemanha, apontaram que os polidáctilos possuem habilidades motoras melhores que nós, meros mortais de apenas 5 dedos por mão. Alguns deles são capazes de realizar com uma única mão atividades que normalmente teríamos que realizar com o uso das duas e isso é assustadoramente incrível, não é mesmo?

Imagem ilustrando como é a mão de alguém que sofre de Polidactilia, como o baiano "Hexa" de seis dedos.
Imagens mostram como é a mão de alguém com Polidactilia (Foto: University of Freiburg)

A pesquisa, que foi divulgada originalmente na Revista Nature, em junho de 2019, mostra que, assim como cada um dos nossos cinco dedos trabalham de forma independente, o sexto dedo também pode ter a capacidade de se mover de forma separada e autônoma que, além de requerer músculos específicos para movimentá-los, requer também conexões neurais extras capazes de executar esses movimentos.

Com os seis dedos no hexa!

Se ter seis dedos nas mãos é uma vantagem ou desvantagem, uma dádiva ou infortúnio, isso fica a critério de cada um, mas o que eu e todos os brasileiros desejamos é que o sexto dedo de Josevaldo nos traga a sorte grande, que possamos comemorar juntos o tão sonhado hexa e meter os cinco (ou seis) dedos na belíssima taça dourada da Copa do Mundo FIFA 2022.

Você poderá gostar também de:

Nós aqui da redação do Duhzera estamos curiosos em saber o que você achou da história desse baianinho de seis dedos que tem virado notícia por toda a Internet. Use a caixa de comentários abaixo e deixe-nos saber sua opinião.

Se você achou essa matéria divertida e interessante não deixe de seguir o Duhzera no Google Notícias, para receber, em primeira mão, no seu smartphone ou dispositivo padrão as atualizações do blog.

Eduardo Freitas

Gordo, nerd e tetudo. Estudante de Sistemas de Informação e apaixonado por internet, design, tecnologia e negócios online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PSY lança novo hit viral em parceria com SUGA do BTS Por dentro da mansão de US$ 12 milhões que parece um castelo MIOJO DOCE: conheça os novos lámens que estão dando o que falar Bilionário Elon Musk não tem casa e dorme em quarto de amigos Cachorro é multado na Alemanha por excesso de velocidade Bizcochito: o hit mais envolvente do momento